Debate na Sociedade
O Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais (DCJS), da Unijuí, em parceria com o Núcleo Missões de amigos, parentes e sociedade em geral na defesa dos direitos dos cidadãos vítimas de negligência do caso Kiss, promove no dia 3 de outubro o seminário Boate Kiss: o aprendizado após a tragédia.
O evento foi lançado na tarde de ontem e contou com a presença do presidente do núcleo Jorge Malheiros, do coordenador do DCJS, Aldemir Berwig, e do secretário executivo do DCJS, Bertil Hammarstronn.
O objetivo do seminário é provocar um debate sobre os impactos que o caso Kiss teve, tanto no Direito quanto na sociedade, a partir de uma perspectiva acadêmica.
“Trabalhar as questões que permeiam o ocorrido, não buscando a responsabilização, mas, sim, entender os reflexos e quais aprendizados podemos tirar para que tragédias como essa não ocorram mais”, explica Berwig.
Malheiros também destaca que o objetivo não é apontar culpados, mas aproveitar a estrutura acadêmica da Unijuí, juntamente com seus departamentos, para debater e construir resultados voltados para a criação de políticas de segurança confiáveis para a sociedade como um todo.
“Sem acusar ou absolver ninguém. Buscamos, para este debate, pessoas que têm conhecimento técnico e distanciamento emocional, construindo alternativas para que nenhuma outra família passe pela mesma dor”, salienta Malheiros.
O seminário é dividido em três momentos. No turno da manhã serão debatidas questões técnicas, legislação, normas e postura profissional. À tarde, serão debatidas questões psicossociais, saúde e comportamentos, E à noite o debate é sobre questões jurídicas que envolvem a tragédia.